quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CERTO HOMEM TINHA UMA FIGUEIRA

Como  Conhecer  a  Deus. Em Pouco Tempo Parte 1


"Certo Homem Tinha Uma Figueira..."

Em S. Lucas 13 encontra-se uma parábola relatada por Jesus para ilustrar o caráter e o amor de Deus. Começando com o verso 6: "Então Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não acho; pode cortá-la; para que está ela ocupando inutilmente a terra? Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e ... (a fertilize). Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la."
Quem se acha envolvido neste diálogo? À primeira vista, pode-se concluir facilmente que Deus, como o proprietário da vinha, está falando com Jesus, o viticultor. E que Deus diz: "Pode cortá-la." Mas Jesus vem para salvá-la e faz o possível para acalmar a Deus e fazer com que Ele tenha um pouco de misericórdia.
Nada disso. Considere de novo a parábola. Se "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo", então Deus Se acha igualmente preocupado com nossa salvação. Por conseguinte, o que esta história nos apresenta são os dois lados tanto do Pai como do Filho, e provavelmente também do Espírito Santo. Estamos considerando os dois lados do caráter de Deus – Sua justiça e Sua misericórdia. Não vemos Jesus pleiteando com Deus para acalmá-Lo. Deus, nas três Pessoas da família celestial, é que está procurando estabelecer o equilíbrio entre justiça e paz. Justiça é parte inseparável do caráter de Deus – pelo que devemos ser gratos, não é? Mas também a misericórdia constitui parte definida de Seu caráter, e por isso também podemos ser agradecidos.
Jesus deixou claro quando aqui esteve que Ele veio "buscar e salvar o perdido'' (S. Lucas 19:10). E em S. João 3:16 e 17, lemos: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele."
Seja como for, no coração de Deus Sua misericórdia é igual a Sua justiça, por isso vemos a cruz numa colina solitária. No entanto, a misericórdia divina não anula de forma alguma a Sua justiça, pois mediante a cruz vemos a interligação desses dois atributos no lindo plano da salvação. Daí, ano após ano, século após século, continuamos ouvindo: "Deixem em paz os pecadores impenitentes. Deixem-nos ainda este ano. Deixem-nos para que Eu inste um pouco mais com eles, e faça o que puder para salvá-los." E assim Deus continua procurando repetidamente alcançar-nos com o Seu amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário