domingo, 28 de outubro de 2012

A Lei Universal do Dar e Receber


Neste relato Melquisedeque representava um tipo de Cristo e Abraão tipificava a nós, os crentes. Ao examinar a Bíblia descobri que há muitas bênçãos no dízimo relacionadas com a lei universal do dar e receber. No mundo natural prevalece o princípio do dar e receber. Se certo tipo de animal apenas rece­besse vida e se recusasse a dá-la, sua espécie logo seria extinta.
Tanto o Mar da Galiléia quanto o Mar Morto recebem suas águas das montanhas do Líbano. O primeiro está repleto de seres viventes pois a água é fresca e flui constantemente para o Rio Jordão. Ele recebe e dá, o que o torna uma fonte de abundância.
O Mar Morto, contudo, faz jus a seu nome. Recebe água das correntes das montanhas mas não tem saída que dê curso à água. A água que chega até ele evapora-se lentamente, deixando sal e outros minerais em forma sólida no seu leito. Nada pode viver em suas águas. Até mesmo no reino natural deve haver o dar e o receber. Tudo o que se recusar a dar tornar-se-á inútil e perecerá.
Os fiéis patriarcas de Israel mostram-nos que o dízimo, importante forma de dar a Deus, na realidade é fonte de tremenda prosperidade. Abraão deu o dízimo. Isaque e Jacó deram o dízimo. Examinando as vidas destes homens percebemos que nunca sofreram os efeitos da pobreza por longos períodos de tempo. Eram homens ricos. Todos eles passaram por várias provas e tribulações, mas nenhum deles morreu de fome e sempre tiveram bastante para dar aos outros.
No livro do Gênesis há o registro de um voto que Jacó fez a Deus antes de sair do seu lar para ir viver com o tio: "Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna será a casa de Deus; e de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo" (Gênesis 28:20-22). Jacó conhecia a lei universal do dar e receber. Ele sabia que se desse o dízimo, Deus o abençoaria com a prosperidade.
Mais tarde Deus fez do dar o dízimo um mandamento: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos exérci­tos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós bênçãos sem medida" (Malaquias 3:10). Dar o dízimo traz muitos benefícios para nossa vida, especialmente as provisões de proteção e prosperidade. Se você der a Deus, ele dará muito mais abundantemente para você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário